12/11/11

Os motivos do fracasso do Orkut no Brasil

Para entendermos os motivos do fracasso do Orkut no Brasil precisamos lembrar qual era a sua finalidade inicial.
Quando o Orkut explodiu no Brasil em 2005, ninguém sabia o significado de rede social, as pesssoas nem nome tinham para dar a esse tipo de site. O que ele era? O que ele fazia?
No começo a ideia da rede social era a de unir pessoas em comunidades de interesse comum, ver quem no mundo fazia ligação de amizade com você atravez de seus amigos, alem de insentivar a procura de relacionamentos com outras pessoas atravez de um filtro bem interessante, nesse filtro, nós podiamos escolher determinas caracteristicas de pessoas e buscar , o resultado era exibido com uma lista de pessoas com as características procuradas.
Era muito prazeroso entrar no perfil das pessoas , saber quanto elas bebiam, que música elas gostavam, idade, tamanho do pé e tudo mais.
Mas o Orkut foi mudando pressionado pelas reclamações de privacidade de uma turma muito barulhenta, ele começou então a oferecer recursos que proibiam ver fotos, textos e mandar textos para os scraps, cada vez mais foi possível ter um Orkut isolado das outras pessoas. Que nexo há em participar de uma rede de relacionamentos para se manter escondido? Nenhum. Mas o Orkut não percebeu isso esse erro e investiu pesado nele.

O Orkut  erradamente ao inves de investir em colocar fotos maiores nos avatares de seus usuarios e deixar as comunidades com mais funções, não, ele preferiu investir em se igualar à outras redes sociais como o myspace e deixou liberar formatação HTML para scraps, isso insetivou aos scraps virarem um ninho de anúncios de spam. A rede social passou a tentar combater o spam atravez de captchas chatas para tudo, tudo era considerado spam, muitas vezes alguém te xingava ou dizia algo que você deseja responder rapidamente, quando você ia responder com um texto enorme, no final o Orkut dizia que se trava de um spam ou que você não poderia fazer aquilo. Irritante! Os usuários cada vez mais foram ficando com ódio e com vontade de se vingar.

Depois O site de relacionamento teve uma brilhante idéia (para os concorrentes é claro): colocar tudo o que acontecia com os seus amigos ou comunidades na sua página pessoal, ou seja, você não precisava  mais sair do seu perfil para ver mais nada, a confusão substituia a organização, as pessoas não precisavam mais entrar nos perfis dos outros, tudo o que acontecia com fulano, acaba vomitando na sua tela, então a pessoa entrava no orkut, via a sua página pessoal e logo não tinha mais nada para fazer, afinal ela já sabia tudo o que acontecia com os outros! A rede social começou com isso a fazer com que ninguém mais procurasse ninguém, afinal uma overdose de informações aleias já explodiam na tela. Depois o orkut começou a esconder os dados de suas caracteristicas pessoais cortando o texto, quem quisesse ver tudo, deveria clicar em um link do tipo "VER PERFIL COMPLETO", isso não tem graça e é um erro de usabilidade; Numa rede social as pessoas querem exibir-se como não têm coragem no mundo real e o Orkut não percebia isso.

Como se não se bastasse, vieram as interfaces gráficas poluídas com a desculpa  de serem mais limpas, as funções mais interessantes de procurar pessoas por e-mail , pesquisas por filtro, dados do perfil, por quem você estava ligado a outras pessoas desconhecidas haviam sumido. A única coisa que melhorou-se foi o tamanho das fotografias. Então a bagunça em HTML estava oficialmente aceita, tudo era considerado spam e mandar scrap não era sinônimo de ter scrap lido, afinal ele nunca chegava.

Hoje em dia temos no Orkut uma interface estilo moderna que mais espanta do que atrai, uma bagunça misturada notícias de outras pessoas e comunidades na sua tela numa tentativa de imitar o facebook e o twitter, o Orku perdeu a sua identidade e seu propósito que era fazer pessoas se relacionarem por comunidades.

As pessoas enjuavam-se cada vez mais daqueles erros e interfaces  do Orkut, as pessoas queriam algo novo e fiel à suas origens, o orkut já havia vendido toda a sua filosofia inicial aos interesses de ser uma rede profissional e compertir com outras rede. Até que então todo mundo começou a migrar para o facebook sem sabem o motivo, mesmo o facebook tendo menos recursos que o Orkut.



Cantinho da perseguição

Eu não aguento mais ser perseguido pelo tal Akamai, esse japonês me persegue com vários outros nicks: fbstatic-a.akamaihd.net fbstatic-a.akamai.net, as veze até acho que esse akamai é um espião da presidente Dilma. Saia da minha vida Akamai! Não Aguento mais ver você na praia de Pitangueiras, morra!

Outra coisa que me persegue: toda hora no facebook aparece um dito link chamado "Pessoas que você talvez conheça", quando eu clico, ao olhar a lista eu penso que o nome deveria ser outro: Periguetes que você nunca viu na vida!

Mabel | Midia Ninja Twitter | Seja um ateu praticante | Discord Bate papo | Sexo no VK | Zoeirinha Guarujá

Ceboliceta, o blog que leva a sua mente pra Marte

A qualquer momento podemos entrar no ar

O porque o mundo pode mudar de repente!
NSA SPY