05/02/12

Os animais são racionais sim, inclusive o homem.

Se a sua desculpa para desmerecer ou maltratar os outros animais é o fato deles não serem racionais, então chegou a hora de você rever os seus conceitos, animais não humanos também são racionais.
Ser racional é agir de maneira eficiente(calculada) para se cumprir um objetivo, no caso dos seres vivos, o objetivo maior é continuar a ser vivo.
Os animais que conhecemos como irracionais são dotados de sensores (olhos, narina, ouvidos, pele sensível ao tato e ao calor, pelos) todos sensores enviam informações para a UCP (unidade central de processamento) ou cérebro, lá todas todos pulsos eletroquímicos chegados dos sensores, viram dados, e então esses dados ganham ou perdem prioridade, são comparados com dados já memorizados e depois com necessidades internas do corpo , depois é avaliada a melhor resposta e essa é aplicada ao sistema motor do ser vivo em questão em segundos, é claro que na UCP podemos ter fatores químicos inesperados influenciando a tomada de decisões, mas isso é normal em todos os seres vivos.
Esse mecanismo todo permite um animal, por exemplo, rejeitar a possibilidade devorar um meteorito quente quando ele estiver com fome, afinal ele pré-calculou que não conseguiria comer o referido meteorito, mesmo estando com fome.
Se os animais fossem realmente irracionais, eles não estariam mais vivos, afinal se um animal fosse irracional de verdade, ele desprezaria os dados dos seus sensores e agiria insanamente fazendo qualquer ação a esmo sem nenhum objetivo, fatalmente ele deixaria de existir. Não há sentido em animais irracionais fazer uso de sensores para tomar a melhor decisão para a sua sobrevivência, se um animal tem sensores desenvolvidos naturalmente e está saudável , ele deve ser racional.

Muitos então afirmam que a decisão acertada de um animal é então movida simplesmente pelo seu instinto, antes de mais nada, o ser humano também é movido pelo seu instinto , por mais sofisticado que ele pareça: um professor de matemática , considerado muito inteligente e lógico, ele dá aulas pois precisa de dinheiro, precisa de dinheiro pois precisa viver em sociedade e se alimentar de maneira fácil, precisa se alimentar de maneira fácil e viver em sociedade pois precisa ter o seu corpo intacto, precisa do seu corpo intacto pois precisa viver e evitar a sua falência biológica(morrer) , ou seja, ele dá aulas pois tem medo de morrer, assim ele age por instinto ao dar aulas de matemática. Se agir pelo instinto parcialmente for sinônimo de irracionalidade, então também somos irracionais. O instinto sempre existirá nos dando o ponta pé inicial em nossas atitudes, mas ele irá tomar conta da entidade biológica totalmente, em casos de falta de aprendizado. Agir por instinto não é errado, o que não é tão prático é agir totalmente por instinto, mesmo assim o instinto não anula o calculo para se obter algo, então o instinto não está ligado à irracionalidade total.
Quando um leão caça um preza, ele leva em conta vários fatores: tamanho, vulnerabilidade da preza, cheiro, distancia, espécie, experiencias passadas, camuflagem própria, então como podemos dizer que não há calculou ou racionalidade em uma calça? Se somente o instinto de fome contasse, o leão poderia caçar de qualquer forma , com qualquer velocidade, qualquer coisa, até mesmo uma arvore ou um avião, afinal o instinto apenas quer ter a sua fome saciada. O animal, depois que aprende, pode agir de maneira mais apurada, vejamos o exemplo do cão doméstico: quando ele vê alguém comer, mesmo ele estando com fome, ele não se entrega totalmente ao instinto roubando a refeição que o seu dono digere em sua frente ou atacando o próprio dono, ele fica esperando o seu dono deixar a comida cair ou ser oferecida. Se um animal age totalmente apenas pelos instintos, como explicar que cães diferenciam seus donos ,  não os devora e ainda entende alguns ordens dele? Você pode dizer que o cão aprende algum truque pois foi lhe dado algo em troca para fazer aquele truque anteriormente, ok, por acaso o homem também não é assim?
Quando vamos pra escola aprender algo, ganhamos uma nota alta quando acertamos as provas que a professora nos passa, ganhamos status e admiração dos pais, quando tiramos notas baixas sofremos castigos dos pais e do professor, isso também não é adestramento?  Sabemos também que seres humanos criados por animais em locais isolados da terra, também ficam iguais a esses animais termos de raciocínio, por tanto querer dizer que os animais não humanos são irracionais e os seres humanos são racionais natos, é um erro enorme.

Então o que nos difere dos outros animais?
O que nos difere dos outros animais é alta capacidade de memorização de comunicação e o prazer de modificar o que nos cerca, influenciados pelas nossas necessidades, emoções ou instintos, o animal homem sente prazer em fazer modificações no seu meio para beneficiar as suas necessidades sensoriais e corporais. O que chamamos de consciência, nada mais é que um simulador complexo dentro de nós, fazemos algo primeiro dentro desse simulador para depois fazermos na vida real, isso nos dá a chance de prever situações ameaçadoras antes que elas aconteçam. Os outros animais não têm esse simulador tão potente como o nosso, tudo leva a crer que os animais não humanos também tenham esse simulador, mas com menor potência. Os animais raciocinam sim porem em com menor poder de processamento no geral. Quase como um computador velho comparado com um novo.

Cantinho da perseguição

Eu não aguento mais ser perseguido pelo tal Akamai, esse japonês me persegue com vários outros nicks: fbstatic-a.akamaihd.net fbstatic-a.akamai.net, as veze até acho que esse akamai é um espião da presidente Dilma. Saia da minha vida Akamai! Não Aguento mais ver você na praia de Pitangueiras, morra!

Outra coisa que me persegue: toda hora no facebook aparece um dito link chamado "Pessoas que você talvez conheça", quando eu clico, ao olhar a lista eu penso que o nome deveria ser outro: Periguetes que você nunca viu na vida!

Mabel | Midia Ninja Twitter | Seja um ateu praticante | Discord Bate papo | Sexo no VK | Zoeirinha Guarujá

Ceboliceta, o blog que leva a sua mente pra Marte

A qualquer momento podemos entrar no ar

O porque o mundo pode mudar de repente!
NSA SPY