02/11/14

Sites de download ajudam espalhar pragas virtuais e vírus

A maior fonte de vírus ultimamente são os sites de download, cuidado!

Que saudades eu tenho da época de 1999 e 2000 onde para se baixar um simples programa era suficiente clicar em apenas um link dentro de um site qualquer e aguardar, hoje fazer um download correto exige atenção , malícia e sorte!































Muito diferente de como era a 10 anos atrás, fazer download de aplicativos em sites de download como cnet, baixaki, superdownload e outros, hoje em dia pode ser muito perigoso para usuários de Windows e Mac OSX, isso por porque a maioria dos sites de download adotam uma forma infernal e confusa de fazer download dos programas que eles oferecem:
Quando você vai inocentemente baixar um aplicativo por exemplo, o site de aplicativos  a  baixar, na verdade oferece um programa gerenciador de downloads personalizado dele próprio que trás o que você quer junto com outras porcarias desnecessários , existe a maneira de se evitar instalar esses programas porem os sites de download dificultam ao máximo que o usuário tenha ciência do que está fazendo.

Vou demonstrar esse problema que está afetando todos os usuários leigos ultimamente, prestem atenção que sites como OlharDigital, TechMundo e outro site de TI evitam esse assunto. Vamos tentar fazer o download do Microsoft Skype no baixaki , o correto seria fazer o download no proprio site do fabricante e não em sites de download !!! Fica a dica!


1) Entrei no site do baixaki e logo percebi que existem vários links ruins sugestionando que o usuário baixe o skype de outros locais que em nada tem haver. Um usuário com vontade de baixar um programa como uma criança ou um idoso leigo, seria uma presa fácil para esses links, temos a opção de fazer o download sem o instalador mas essa opção é relativamente bem discreta e escondida.























2) Ao passar por duas páginas do baixaki que tentam me fazer baixar softwares duvidosos, começa o download do que teoricamente seria o instalador do skype, repare que o site tenta fazer você  acreditar que o que você está baixando é o Skype usando o nome skype_TSV3EN99T.exe , podemos desconfiar do tamanho do executável que é 629 KB, o original é 1.5MB, o host de onde se baixa programa é estranho também dde.de.saeas-about-homem.com , boa coisa não deve ser e despertaria a atenção de qualquer usuário experiente:








3) Então aparece a real aparência do executável chamado skype_TSV3EN99T.exe, repare que eu teoricamente  estou baixando o Skype































4) Repare que furtivamente ele mostra acima o título "Instalação do Skype" ao mesmo tempo que mostra um botão "Concordar e instalar" que instala o Baidu Antivirus, antivirus este que é mal visto na internet brasileira por se valer de técnicas intrusivas de maketing agressivo como esse, eu cliquei em "ignorar" achando que me livraria da instalação de softwares adicionais, mas se formos parar para analisar, "ignorar" pode ser interpretado como "pode fazer o que quiser, não estou nem aí para o que aconteça" , o que na prática autoriza também que o instalador do baixaki instale o que quiser na sua máquina:
































5) Depois de alguns segundos da instalação sacana, olha só o que o meu computador ganhou de presente alem do Skype: um software que eu não pedi chamado PC Utilities Pro - Optimizer Pro
que fica falando que o computador , mesmo sendo novo, tem 683 problemas encontrados e que para soluciona-los você deverá compra-lo junto com outros programas indesejados.



























Depois disso, o seu computador nunca mais será o mesmo, quando você for abrir um navegador , seja o Google Chrome ou o Internet Explorer , irão aparecer barrinhas de ferramentas adicionais chamadas toolbars que farão de tudo para não saírem do seu equipamento, as toolbars mais famosas são a do Ask Toolbar, o Hao123 e o Conduit que trazem consigo hijacks(programas que mudam as configurações do seu navegador para os fins diversos)



















O hao123 por exemplo, tenta mudar as configurações do seu navegador para que a página inicial dele seja do hao123 disfarçada de google.






















Depois de ter a máquina contaminada por essas pragas de marketing baixadas de sites de download, será comum por exemplo, você entrar em um site sério e em cima dele aparecer anúncios ridículos vindos dessas toolbars que você sem querer instalou.
Você poderá ir no gerenciador de complementos do seu navegador, poderá redefini-lo , poderá ir no remover programas e mesmo assim será capaz da praga resistir. Muitos desses programas maliciosos instalam links com ícones do seu navegador predileto apontando para o site deles, geralmente clicando em propriedades desses links, o atalho pode ser modificado ou excluído como mostra a figura abaixo:




























Então todos os dias você irá abrir o seu navegador e irá aparecer anúncios de mulheres peladas, produtos estranhos e outras coisas que você nem sonhou em ver, toda horá irá explodir um pop-up de comercial na sua máquina.

O pior de tudo para você que gosta de usar Windows é que o seu antivirus dificilmente irá pegar essas tipos de programas maliciosos pois a definição técnica de vírus é de pequenos programas que se anexam a outros programas ou partes do sistema para se replicarem depois , geralmente esses programas de marketing agressivos não possuem essas características.

Então o meu conselho para você é: PARE DE FAZER DOWNLOAD DE SITES DE DOWNLOAD!
Baixe programas de sites de empresa grandes(fabricantes do programa) e mesmo assim desconfie! Veja que sites grandes fazem parcerias para oferecer outros programas junto com aqueles que você quer, um exemplo disso é a Adobe e o site do Java que ao oferecem os seus produtos, deixam por padrão marcados outros programas parceiros para baixar, porem você pode não aceitar facilmente desmarcado a opção que os trazem.

Uma boa ferramenta para TENTAR limpar os navegadores desses lixos virtuais é o Avast Browser Cleanup da mesma empresa que criou o Avast Anti Virus, mas por favor, não vá fazer a besteira de baixar o Avast Browser Cleanup novamente de um site porco de download, baixe direto da fonte que é http://www.avast.com/pt-br/store .

Outra dica, se você for um usuário que só usa o computador para ler e-mails e digitar texto, peça para algum amigo ou técnico especializado SUBSTITUIR O SEU WINDOWS por uma distribuição simples e "mastigadinha" de Linux, EXISTEM VÁRIAS DISTRIBUIÇÕES amigáveis de Linux, a mais famosa atualmente é a Ubuntu Linux, não é pirara e é de graça! Combata a pirataria, use software gratuito e livre!






Cantinho da perseguição

Eu não aguento mais ser perseguido pelo tal Akamai, esse japonês me persegue com vários outros nicks: fbstatic-a.akamaihd.net fbstatic-a.akamai.net, as veze até acho que esse akamai é um espião da presidente Dilma. Saia da minha vida Akamai! Não Aguento mais ver você na praia de Pitangueiras, morra!

Outra coisa que me persegue: toda hora no facebook aparece um dito link chamado "Pessoas que você talvez conheça", quando eu clico, ao olhar a lista eu penso que o nome deveria ser outro: Periguetes que você nunca viu na vida!

Mabel | Midia Ninja Twitter | Seja um ateu praticante | Discord Bate papo | Sexo no VK | Zoeirinha Guarujá

Ceboliceta, o blog que leva a sua mente pra Marte

A qualquer momento podemos entrar no ar

O porque o mundo pode mudar de repente!
NSA SPY