28/03/15

Comprar no MercadoLivre expresso é uma desgraça







































Eu tive o desprazer de cair no conto da entrega expressa em até um dia útil do Mercado Livre! Gostaria que todos os leitores tivessem ciência de como essa compra "expressa" funciona.
Comprei um aparelho de som vintage anunciado por um vendedor na Bahia, sendo que eu moro no litoral de São Paulo. Achei fantástico ter a entrega realizada em apenas um dia útil usando o tal envio "expresso" do MercadoLivre, esse serviço "garante" a entrega da mercadoria após a postagem do produto, no prazo informado acima.


Meu primeiro erro foi ter pago o produto em um dia de sábado(21/03) (um dia eletronicamente morto no Brasil), meu segundo erro foi ter pago em boleto, meu terceiro erro foi ter a minha conta principal no no banco Itaú! O Itaú nunca libera todo o potencial do seu internet bankline para você se virar em casa, qualquer operação mais sofisticada o bankline dá uma mensagem de erro enigmática e filha da puta como:
"limite máximo de transferência atingida para o dia." Só! Infelizmente as pessoas que mandam criar esses sistemas porcos parecem não usá-los para saber o quanto eles são irritantes e ruins. Resumindo, eu tinha saldo em minha conta mas não pudia usá-lo sem a benção do gerente maldito da agência do meu banco. Quando o Itaú cria a sua conta, ele cria partindo do pré suposto que você é um ignorante que nunca irá precisar transferir ou gerenciar quantias maiores via internet, toda hora é preciso ir na agência habilitar funcionalidades idiotas.
Descobri que o meu boleto não poderia ser pago via internet, tive que me arriscar a ir em um caixa 24 horas, anteriormente eu já havia tentado pagar um boleto num dia de sábado e havia descoberto que o banco Itaú(o Itaú de vantagens...) não abria os seus caixas eletrônicos 24 horas nesse dia, pelo menos no dia em que eu fui pagar antes, sendo que todos os outros bancos abriam.
Decidi então dessa vez, mais ressabiado, ir direto a um shopping usar o caixa 24horas deles ao invés de quebrar a cara procurando agências do itaú.
Paguei o boleto as 9:56 da manhã do dia 21/03/2015, o valor foi enviado para o sistema do MercadoPago, o mesmo só seria confirmado após 1 dia útil, afinal os sistemas eletrônicos , por algum motivo, calculam tudo quase na velocidade da luz mas com o boleto parece que ainda são seres humanos que conferem número por número do código de barras para depois debitar.









































O pagamento foi confirmado dia 24/03/2015 , assim sendo os meus dados foram enviados para o vendedor no mesmo dia dando a possibilidade dele já postar o produto pra mim nos correios.
Bom, aí entrou em jogo o fator humano: o vendedor como TODO BOM BRASILEIRO, não esquentou a cabeça, não se preocupou com a espera do comprador e tratou de postar o produto nos correios no dia seguinte quando a agência já estava prontinha para fechar e ir todo mundo embora!
Você acha que um brasileiro, com raras exceções, vai se preocupar em deixar algum compromisso com alguém esperando? Claro que não! Ele vai trabalhar, beber cerveja, jogar futebol, paquerar a mulher bonita que passa na rua, tomar um banho, providenciar a morte de algum parente ,arrumar a casa e quando sobrar tempinho ele vai lembrar que tinha algo para fazer mas não sabe o que, é sempre assim...

Eu me lembro que o vendedor do produto , assim que recebeu a minha compra disse o seguinte:
--"Obrigado por sua compra! Tão logo eu consiga postar o produto (vou tentar hoje até as 18h)".

Bem Brasil mesmo né? Eu comprei o produto e o cara ainda vai ver se tem tempo pra me entregar. Ok...

Lembrando que eu paguei  R$ 48,00 para o mercado livre expresso para o produto vir em um dia útil heim!
Imaginem se eu não tivesse pago por isso, a compra chegaria em seis meses úteis...





Bom, aturei o atraso do vendedor, dei uma de bom moço e ignorei achando que o atraso seria compensado pela eficiência do tal MercadoLivre "expresso", então ao acompanhar pelos correios, descobri que a compra ficou estacionada 2 dias úteis nos correios da Bahia, depois havia saído da Bahia e ido para o estado de São Paulo no dia 27 e depois estava em São Paulo - Itanhaem  dia 28, mas como dia 28 é sábado tudo que tem origem eletrônica parece morrer nesse dia, é o mesmo que dizer que o produto talvez chegará dia 30 ou 31. Ou seja, o um dia útil do MercadoLivre "Expresso" é igual ou maior a 6 dias corridos!!!



Hoje é sábado e o produto até agora não chegou, reclamei no MercadoLivre que se o valor do MercadoExpresso não for abatido, irei criar a discórdia ao processá-los por apropriação indébita , afinal de contas o serviço pelo qual eu paguei, não foi realizado, alem de eu ter um dano psicológico e moral enorme, cabendo aí indenização por isso.

Depois eu recebi um e-mail cínico do MercadoLivre dizendo o seguinte:
"
Olá fulano,
Sentimos muito por informar que o envio do seu produto está atrasado:
Mas já iniciamos uma reclamação com Correios e prometeram que você o receberá nos próximos 3 dias úteis. Não se preocupe pelo seu dinheiro, porque a sua compra está protegida.
Lamentamos que até agora a sua experiência de compra não tenha saído como esperava.
Desculpe-nos pelo inconveniente,
Equipe do MercadoEnvios
"




















Resumindo, um produto vir da Bahia para São Paulo em um dia útil e ainda ser entregue na sua casa, só for de ovni/disco voador  ou meios paranormais, nunca acredite completamente na palavra de empresas que querem agarrar o mundo com as pernas na desculpa de serem competitivas e eficientes, creio que no Brasil isso ainda não exista.
Vivemos em um país enorme onde todo mundo quer levar vantagem em cima do outro, o MercadoLivre assumiu o risco de ter um prazo não honrado ao prometer um serviço expresso de um dia útil dentro de um país com o tamanho do Brasil onde ninguém leva a sério a pontualidade, é a mesma coisa do Ebay prometer entrega em um dia útil  para qualquer ponto na Rússia. Nota-se a intenção clara da empresa obter lucros oferecendo vantagens que nem sempre poderá cumprir. Cobra-se um serviço de envio rápido que entrega com a mesma morosidade que seria se não tivesse adquirido o serviço. O mais ético por parte do MercadoLivre seria não oferecer esse serviço ou avisar que a probabilidade dele falhar é alta.
Por tanto não caia na ilusão de pedir um produto que está no Amazonas achando que ele irá chegar em um dia útil ao Rio de Janeiro, desconfie ! Se mesmo assim esse serviço for oferecido e for cobrado, pegue todas as evidências dele (e-mails, print de telas, deixe os e-mails guardados também em suas caixas de e-mails, não os delete) , caso o serviço não seja honrado, exija o ressarcimento do valor da taxa de serviço expresso que em nada funcionou, se a empresa não quiser dar, processe-a por apropriação indébita e danos morais.


Dicas
01) Não compre produtos no MercadoLivre usando boleto se você for apressado.
02) Nunca, em hipótese alguma compre produtos no Mercado Livre em uma sexta, ou sábado.
03) Faça compras no mercado livre, de preferência segunda feira 6 horas da manhã.
04) Se for pagar pela internet,veja antes se o seu bankline é cheio de limitações de valores e regras, mande a gerente do seu banco mudar essas limitações, não deixe para resolver isso no banco quando ele estiver próximo de fechar pois os gerentes só se empenham em fazer você cadastrar o seu dedo na biometria, outros produtos que beneficiem o cliente e não o banco ,eles são muito cautelosos e espertos para não oferecer sem você pedir.
05) Verifique se o vendedor é alesado e deixe bem claro que depois de pago você irá querer que o vendedor poste no mesmo dia o produto nos correios, se ele enrolar, não compre!
06) Verifique se vendedor tem qualificações muitas qualificações positivas e nenhuma neutra ou negativa, se tiver alguma qualificação neutra ou negative investigue mais sobre o vendedor. Se ele tiver poucas qualificações positivas, talvez seja perigoso comprar dele.
07) Por fim, se puder, prefira comprar de uma loja real que você confie e tome cuidado com assaltos, compras por internet têm preços atrativos mas um relaxamento total na entrega de produtos e seus prazos.
Evite comprar coisas com valores significativos em qualquer loja de internet se você tem urgência, muitas vezes o produto vendido nem existe e o vendedor ainda irá mandar vir do raio que o parta.
08) Não confie na eficiência dos correios para locais distantes, os correios reflete o jeitinho brasileiro de ser, se eles prometem que algo chegará em 15 dias, interprete como 35 dias, se eles falam 1 dia útil, considere uma semana e 2 dias, se eles prometem um mês, se prepare para pular 7 ondinhas na virada do próximo ano.

-----
Sei que imprevistos e falhas acontecem, o que eu não acho correto se vender um produto como se não houvesse essas falhas e imprevistos.

----
Bibliografia recomendada:

http://gps.pezquiza.com/importar/correios-levou-12-dias-para-me-entregar-uma-encomenda-expressa-vinda-do-parana/

http://www.reclameaqui.com.br/7677002/mercado-livre/sistema-de-entrega-expressa-e-uma-editado-pelo-reclame-aqui/

Cantinho da perseguição

Eu não aguento mais ser perseguido pelo tal Akamai, esse japonês me persegue com vários outros nicks: fbstatic-a.akamaihd.net fbstatic-a.akamai.net, as veze até acho que esse akamai é um espião da presidente Dilma. Saia da minha vida Akamai! Não Aguento mais ver você na praia de Pitangueiras, morra!

Outra coisa que me persegue: toda hora no facebook aparece um dito link chamado "Pessoas que você talvez conheça", quando eu clico, ao olhar a lista eu penso que o nome deveria ser outro: Periguetes que você nunca viu na vida!

Mabel | Midia Ninja Twitter | Seja um ateu praticante | Discord Bate papo | Sexo no VK | Zoeirinha Guarujá

Ceboliceta, o blog que leva a sua mente pra Marte

A qualquer momento podemos entrar no ar

O porque o mundo pode mudar de repente!
NSA SPY