11/05/15

Todos antivirus deixam o seu computador mais lento sim senhor!!!

Muitos usuários leigos e idosos acham que guardar fotos e pegar vírus é o que deixa o computador lento.
Enganam-se , um vírus realmente pode deixar o seu computador lento se ele for mal projetado ou tiver essa intenção mas o que muitos sites de informática bonzinhos escondem de você é que os maiores culpados da lentidão do seu micro são os antivirus em conjunto com as atualizações de programas e sistemas operacionais.
Todo antivirus tem um banco de dados de característica de vírus que é atualizado e consultado constantemente, cada executável (programa) que vai para memória a pedido do usuário(quando o usuário clica em algum programa para abrir) o a antivirus compara com o seu banco de dados de informações de vírus(isso leva tempo), causando uma lentidão terrível se o computador é velho ou se a pessoa cisma de usar dois ou mais antivirus.

Uns antivirus são mais pesados que outros, alguns antivirus se "metem" a proteger o usuário de "ataques" provenientes da internet como sites falsos (fishing) ou portas estranhas em uso, daí as vezes acabam ocasionando mais transtornos do que os  vírus pelo simples fato deles bloquearem sites importantes para usuário para tentar protegê-lo, eu já vi casos de alguns antivirus bloquearem o site do UOL porque simplesmente acharam algumas características desse portal como uma ameaça equivocadamente(ou talvez sem intenção de ser uma ameaça mas potencialmente perigosas). Alguns antivirus chegam ao cúmulo de instalarem pseudo placas de rede em sua máquina para obrigarem  tudo o que você manda e recebe da internet passar pelo crivo de ação deles, daí muitas vezes a pessoa retira o antivirus e mesmo assim não consegue navegar.

Muitas pessoas batem no peito com orgulho dizendo que o seu computador não tem vírus pois tem um antivirus pago. Primeiro que os bancos de dados dos antivirus, justamente com a intenção de não causar falso positivos  não irão bloquear tudo o que seja suspeito, isso causaria muitos problemas ao usuário, outro problema é que a cada dia programadores criam virus ou pragas virtuais novas, fica muito difícil um antivirus proteger a sua máquina de todos os problemas de segurança que acontecem no mundo.

Para que o seu antivirus se prepare contra os virus, ele atualiza os seus bancos de dados de pragas virtuais com frequência, dando assim cada vez mais à memoria e ao processador do seu computador a missão de ficar trabalhando cada vez mais, apenas para se preparar contra um vírus novo. Alguns antivirus também adotam comportamentos "inteligentes" para caçar as características de um vírus novo, mesmo assim eles não abrem mão do banco de dados e causam muitos falso positivos. No fim quando a sua máquina for bem velha, talvez seja o antivirus o maior vilão causador de problemas nela. Alguns antivirus prometem guardar o banco de dados de virus nas nuvens(na internet) "poupando" assim o seu computador de usar processamento para achar vírus, mas imagine: hoje em dia um computador com Windows tem instalado mais de 50 mil arquivos de sistema  e muitos executáveis misteriosos  rodando sem que o usuário saiba, imagine consultar todos esses arquivos no seu computador em uma base de dados remota? A sua internet ficará mais lenta, mais usada e o dia que ela cair, a checagem ficará debilitada. O processador da sua máquina só irá lucrar pelo lado de não ter que rodar um banco de dados mas terá que trabalhar para abrir os arquivos e mandar seus dados para consulta sabe-se lá onde e esperar a reposta.

Temos tem um outro problema, o antivirus sobe para a memoria junto com o seu sistema, ele verifica cada arquivo que é aberto, lido ou executado, isso o tempo todo, causando assim maior movimentação em disco e consequentemente maior fragmentação (fragmentação é deixar partes de um arquivo em várias partes longe uma das outras pelo disco todo, deixando a leitura mais lenta).

Some a tudo isso o fato que o seu computador recebe atualizações que os fabricantes dizem ser para melhorar a segurança da sua máquina, consequentemente essas atualizações vem com mais códigos e mais funcionalidades, o que irá demandar mais tempo de resolução de problemas para o processador da sua máquina. Imagine que o seu computador é um carro com motor 1.0 e que cada atualização de antivirus e sistema representam  uma blindagem segura sobre ele, no fim o seu carro terá que fazer a seguinte escolha: ou ser seguro ou andar !!!

Por eu ser um amante dos perigos da informática e usar sistemas baseados em Unix na minha casa, eu nem ligo para ter antivirus. Assumo o risco e faço as atualizações que julgar necessárias. É claro que eu não estou imune, acontece muitas coisas em minha máquina que eu não tenho como ficar acompanhando. Mas em fim, eu tenho noção do risco.

Agora para você que como a maioria não conhece os perigos da informática justamente por viver se escondendo deles, é reservada a vida condenada  de ter que comprar um pc para um antivirus e depois que ele em conjunto com as atualizações do seu sistema operacional deixar o seu computador uma carroça, comprar um novo  ou quase isso. Em fim, o computador é seu, você faz o que quiser.

Cantinho da perseguição

Eu não aguento mais ser perseguido pelo tal Akamai, esse japonês me persegue com vários outros nicks: fbstatic-a.akamaihd.net fbstatic-a.akamai.net, as veze até acho que esse akamai é um espião da presidente Dilma. Saia da minha vida Akamai! Não Aguento mais ver você na praia de Pitangueiras, morra!

Outra coisa que me persegue: toda hora no facebook aparece um dito link chamado "Pessoas que você talvez conheça", quando eu clico, ao olhar a lista eu penso que o nome deveria ser outro: Periguetes que você nunca viu na vida!

Mabel | Midia Ninja Twitter | Seja um ateu praticante | Discord Bate papo | Sexo no VK | Zoeirinha Guarujá

Ceboliceta, o blog que leva a sua mente pra Marte

A qualquer momento podemos entrar no ar

O porque o mundo pode mudar de repente!
NSA SPY